TELE-MEDICINA - SAMU PATOS DE MINAS

24-12-2010 10:09

SAMU Patos de Minas utilizará Sistema de Telemedicina para diagnóstico precoce de infarto

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU – irá receber na próxima quinta-feira, 23 de setembro, às 14:30h, na sede da unidade, o Sistema de Telemedicina, mais uma conquista para a saúde da população de Patos de Minas. Este sistema é um serviço de alta tecnologia que trará mais qualidade, agilidade e  segurança no atendimento da urgência na cidade.

O Sistema de Telemedicina permite o diagnóstico precoce e tratamento imediato de pacientes, ainda no local da ocorrência, em casos suspeitos de infarto agudo do miocárdio.

Todo o equipamento e treinamento foi oferecido pelo Ministério da Saúde, sem nenhum custo para o município e estará disponibilizado 24 horas, ligado online com o Hospital do Coração em São Paulo, o HCOR, que oferecerá suporte especializado com o retorno do laudo na precisão de 5 minutos com o resultado disposto na tela do computador da UPA, do SAMU e também nos nossos hospitais de referência.

Este projeto é uma parceria do Ministério da Saúde e os Hospitais de excelência do SUS: Hospital Osvaldo Cruz, Hospital Sírio Libanez, Hospital Albert Einsten e o HCOR – Hospital do Coração, todos de São Paulo.

A Prefeitura de Patos de Minas através da Secretaria Municipal de Saúde convida a população para participar da instalação do Sistema Telemedicina.

Telemedicina – A aplicação da medicina à distância é um conceito que vem sendo difundido no País pelo Ministério da Saúde. Em todo Brasil, já são 130 ambulâncias equipadas com a Tele-Eletrocardiografia Digital. Em Telemedicina, os procedimentos médicos são realizados sem que haja contato físico direto, entre médico e paciente, utilizando para tanto um meio de comunicação entre os pontos. No caso do SAMU-192, a utilização da tecnologia de ponta possibilitará que a equipe médica presente na ocorrência, receba auxílio de especialistas em cardiologia, nos casos suspeitos de IAM.   

Dados de Infarto Agudo do Miocárdio no Brasil

• As Doenças Cardio e cerebrovasculares são responsáveis por mais de 32% das mortes por problemas de saúde no Brasil (Datasus);

• De 1998 até 2005, o número de internações por IAM aumentou em 65% – de 119 mil para 196 mil. (Datasus);

• Os gastos da rede pública com o tratamento aumentaram 195% entre os anos de 1998 e 2005 – de 149 para 449 milhões (Datasus);

• De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a doença mata cerca de 80 mil brasileiros por ano e o índice de morte na primeira hora após o início dos sintomas é de 60%;

—————

Voltar